Paginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Anater fortalecerá a assistência técnica na agricultura familiar .


O início das operações da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), para o início de 2015, é a grande expectativa da Emater-RN para o fortalecimento da atividade no estado e no Brasil. O assunto foi discutido no último painel do “Seminário para o Fortalecimento, Inovação e Integração de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Rio Grande do Norte”, encerrado hoje (17) em Natal, reunindo instituições parceiras dos setores público e privado para discutir o assunto.
O seminário, aberto ontem (16), teve como objetivo avaliar e buscar alternativas que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo qualidade de vida aos pequenos produtores da zona rural, através de palestras e debates.

O evento faz parte da programação elaborada pela Emater-RN, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Trata–se de mais uma ação da autarquia para discutir a função atual e traçar novas metas para esse segmento da economia norte-rio-grandense no “Ano Internacional da Agricultura Familiar” instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os palestrantes e debatedores dos assuntos em destaque são da Emater-RN, MDA, MDS, Asbraer (Associação das Entidades Estaduais de Ater), unidades públicas e privadas, sindicatos e associações do setor agropecuário, agentes financeiros (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e outras instituições.
INTEGRAÇÃO - Segundo o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins, a Anater foi criada pela Lei 12.188/2013, visando promover a extensão rural para que os agricultores familiares possam receber uma assistência técnica de qualidade. Ele acrescenta que a Anater atuará de forma integrada com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e o sistema de pesquisas agropecuárias para disponibilização para os pequenos produtores.
Argileu Martins ressaltou a importância de se investir na agricultura familiar, pois esse segmento mobiliza a economia nos municípios. Para isso, são aplicadas as políticas públicas que facilitam acesso ao crédito rural e à assistência técnica. A Anater é uma ferramenta a mais para implementar as ações que promovam a produtividade e a melhoria da qualidade de vida, com a geração de ocupação e renda.
Para o diretor técnico da Emater-RN, Aristides Bezerra, além das políticas públicas já adotadas e do incremento que a Anater vai impulsionar, é necessário a realização de parcerias com outras instituições. Assim, mais fortalecida, a autarquia poderá obter os recursos financeiros para custeio e investimentos.

EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário