Paginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Em NOVA PALMEIRA PB é aberto o movimento mundial: "Outubro Rosa"


Zinho realizou a abertura oficial do movimento (Foto: Halder Klay)
No início da manhã desta quinta-feira (28/08) foi aberto oficialmente pelo prefeito José Felix Lima (Zinho) e pela secretária de Saúde Wilma Castro, o movimento mundial “Outubro Rosa”, em Nova Palmeira.


O programa visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
 
A prefeitura de Nova Palmeira, através da secretaria de Saúde, em parceria com o programa “Amigos do Peito” ,está realizando na manhã e tarde desta quinta-feira (28), exames de mamografias gratuitas em frente à sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.




Unidade móvel (Foto: Halder Klay)
Segundo Wilma, o programa foi antecipado para o final de agosto, para que, a meta estabelecida de 500 exames, até o final de 2014 seja atingida. Nesta quinta, em sua primeira visita, a unidade móvel de mamografia digital estará examinando 80 mulheres.

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário, sendo realizado em média, em apenas 10 minutos.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Portal Curimatau

Nenhum comentário:

Postar um comentário