Paginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Organização Mundial de Saúde Animal declara RN livre da aftosa

Reconhecimento foi feito em Assembleia Mundial de Delegados, em Paris.
Além do RN, doença foi considerada erradicada em outros sete estados.
Campanha segue até dia 31 de maio (Foto: Arquivo/TV Tapajós)
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu nesta quinta-feira (29) o Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com vacinação. O reconhecimento ocorreu durante a 82ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, realizada em Paris. Além do RN, a doença foi considerada erradicada em Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Pernambuco e no Norte do Pará.

A mudança de status veio após cinco anos e começou ainda em maio de 2013, quando o estado concluiu o inquérito soroepidemiológico e foi reclassificado nacionalmente como zona livre da aftosa com vacinação. Com o anúncio desta manhã, o RN cumpre a expectativa do orgão internacional de ser reconhecido fora do Brasil como livre da doença.

Com o reconhecimento obtido pelos oito estados nesta quinta junto à OIE, sobe para 210 milhões o total de animais que estão em zonas livres de febre aftosa, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos em 78% do território brasileiro. O governo investiu R$ 80 milhões em ações de sanidade animal, nos últimos quatro anos nessas regiões.
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário