A pesquisa revelou que a leitura ocupa pouca mais de cinco minutos em média por dia
A pesquisa revelou que a leitura ocupa pouca mais de cinco minutos em média por dia
Um estudo piloto feito pelo IBGE em quatro Estados (Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco) mais o Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, mostrou que a leitura ocupa apenas seis minutos em média por dia, enquanto ficamos 2h35 min em frente a TV. Outro ponto é que fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Dos entrevistados, 61% praticam atividades simultâneas, o que aumenta o dia em 4h52min.
O estudo foi apresentado nesta sexta-feira (9), durante o 35º Congresso Internacional de Uso e Tempo, realizado no Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, IBGE, Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ONU Mulher.

Imagem: Divulgação
Quanto mais novo menos tempo de leitura; enquanto ficamos 2h35 min em frente a TV
Segundo os pesquisadores, esses seis minutos são ainda menores quando a comparação é feita por idade. Entre 10 e 24 anos, a parcela cai para três minutos. Porém, entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, o tempo dedicado é de 12 minutos. Os mais velhos também ficam mais na frente da TV, cerca de 3h03min.
Sobre gêneros, a desigualdade é relativa ao afazeres domésticos e cuidado com filhos e idosos. Enquanto o homem ocupa 1h14min em afazeres domésticos, a mulher gasta 3h35min. No cuidado com a família, a relação é de 39 minutos para mulher e 12 minutos para o homem. Na divisão desses trabalhos foram consideradas as ações de cozinhar, arrumar a casa e fazer compras.

Fonte: O Globo