Paginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Surto de botulismo matou pelo menos 27 cabeças de gado na cidade de Pedra Lavrada



Um surto de botulismo matou pelo menos 27 cabeças de gado no município de Pedra Lavrada, município com cerca de 8 mil habitantes e distante 237 quilômetros de João Pessoa. 

De acordo com informações de agricultores locais, as mortes aconteceram num espaço de uma semana e foram registradas logo nos primeiros dias do ano.
Um dos agricultores prejudicados com a mortandade, conhecido como Rogério Veterinário, disse que perdeu cinco cabeças: três vacas, um bezerro e uma reis. "Foi de repente. Os animais começaram a sair espuma da boca e em pouco tempo morreram", contou o agropecuarista.
Ele disse que os animais dele ficavam soltos, por isso acredita que a contaminação tenha vindo do lixão da cidade. Seu Rogério contou, ainda, que após registrar as mortes, o agropecuarista retirou o rebanho para outra localidade e após o gado ser vacinado, as mortes acabaram.

Outro agropecuarista da cidade teria perdido 22 cabeças de gado. Havia informações de que a doença pudesse ter vindo de outra cidade porque o proprietário do gado que morreu havia transferido suas reses, cerca de 80 cabeças para o município de Remígio por conta da estiagem que assola a região, mas o secretário de Agricultura de Remígio, Fabiano Duarte do Nascimento, descartou a possibilidade porque o gado já teria voltado para Pedra Lavrada há três meses. 

Fabiano Duarte explicou que a doença mata rapidamente e se o gado tivesse sido contaminado lá não demoraria tanto tempo para começar a morrer.

O secretário disse, ainda, que assim que tomou conhecimento das mortes, determinou o isolamento das áreas de risco e todo o rebanho da cidade foi vacinado.

"A área do lixão da cidade, onde os animais mortos estavam pastando, foi isolada por ser considerada de risco e todas as carcaças dos animais mortos foram queimadas", informou o secretário.

O diagnóstico de botulismo, conforme Fabiano, foi feito pelo veterinário da Divisão de Saúde Animal e Vegetal da Secretaria de Agropecuária e Pesca do Estado, que fica sediada no município de Picuí. E as medidas tomadas foram por orientação da Pasta.

A Prefeitura de Pedra Lavrada enviou comunicado a todos os agropecuaristas da Região para que evitem a área contaminada, por medida de proteção tanto para animais como para as pessoas. 

O botulismo é uma intoxicação alimentar potencialmente fatal e causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium bolulinu que pode ser encontrada no solo ou em alimentos contaminados e mal conservados. A doença se caracteriza por paralisia muscular e morte por parada respiratória.

A manifestação dos sintomas pode variar de algumas horas para pouco mais de uma semana após a ingestão da toxina. Tontura, visão dupla, boca seca, aversão à luz, queda da pálpebra e dificuldade para urinar e evacuar são os principais.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário